Carta Missionária Ako e Eudete



NO TEMPO E NO LUGAR QUE DEUS MANDAR
Carta Missionária
Luis Geraldo - Ako e Eudete



Agora queremos compartilhar com você alguns dos trabalhos que temos feito nos últimos meses
No mês de junho realizamos uma viagem missionária pelo nordeste a fim de conhecer alguns lugares para futuros trabalhos de evangelização e plantação de igrejas e visitar igrejas dispostas a apoiar o trabaho. Ako e o Pr. Tomaz percorreram certa de 5 mil km passando por 5 estados (Paraíba, Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão). Os relatos não são bons pois a situação é realmente muito triste. Eles estiveram em comunidades rurais e quilombolas que não ha um crente sequer e não são poucas as pessoas que nunca viram uma Bíblia e não ouviram falar de Jesus. Além disso, ha também grande indice de analfabetismo, falta das condições básicas para viver, como o quilombo da foto acima, no Piauí, que não tem energeia elétrica nem água encanada. O que fazer com essas informações: clamar pela misericórdia do Senhor com a sua ajuda e da igreja brasileira para juntos tentamos reverter esse quadro, enviando missionários com visão do evangelho integral.
Julho foi o mês do projeto Missionário de Ferias e Ako esteve na equipe no sertão do ceará para plantação de mais uma igreja. A cidade alcançada foi Igatu, distrito de Alencar, no Ceará e o trabalho contou com voluntários de quase todo país. Centenas de pessoas ouviram a palavra da salvação, vidas foram libertas e mais uma igreja foi inaugurada para a glória de Deus. No mês de julho também começou mais um turma do Projeto Radical Sertão, desta vez temos 12 voluntários.
No mês de agosto... hunnn foi muito bom receber ligações de alguns dos nossos intercessores, da igreja e da famíla com manifestações de carinho. Também estivemos em Teresina, juntamente com irmãos, o Pr. Djalma e sua esposa da Primeira igreja Batista de Campo Grande. Fomos visitar três famílias de missinarios apoiados pela igreja e ajuda-los na implantação de alguns ministérios da UDf. Diversas Igrejas participaram de treinamentos e seminários. Foi um trabalho muito intenso e muito gratificante, pois vimos a agir de Deus na vida de muitas pessoas e também tivemos em tempo de comunhão com nossos velhos e novos irmãos.
Ainda em agosto recebemos em João Pessoa os diretores nacionais da UDF, Marcelo e Dina, para treinar 15 novos coordenadores. Foi uma grande alegria ver pessoas se dispondo a servir ao Senhor utilizando os cursos da UDF como ferramentas para abeçoar as família da Paraíba. Cremos que esse ministério veio para ficar e está fazendo uma grande diferença nas igrejas onde ele chega, restaurando casamentos, relacionamentos de pais e filhos e resgatando alguns princípios Bíblicos que vão se perdendo ao longo do tempo.
Em setembro o destaque vai para o Encontro Anual de Obreiros da Juvep. Foi um oportunidade de compartilhar experiências do campo e da base, ajustar os ponteiros, fazer planos futuros e orarmos juntos pela evangelização do nordeste. Tb tivemos um bom tempo de comunhão com um passeio que vai ficar na história.
Últimos acontecimentos
“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. Jeremias 29:11

Balanço Geral

Com a graça de Deus, nos últimos meses recebemos a notícia que fomos adotados por algumas igrejas de Mato Grosso do Sul, que começaram a invertir em nós como intecessores e mantenedores. Recursos ainda não irão modificar nosso sustento mensal, mas irão compor nosso fundo de aposentadoria e tb começaremos, a partir desse ano, a contar com décimo terceiro. Louvamos a Deus por essa benção foi motivo de preocupação e oração. Ainda estamos em oração pelo fundo para o plano de saúde e o complemento para que a Eudete deixe o trabalho e possa se envolver mais com o trabalho do sertão.
Para nossos novos amigos/irmãos conhecerem onde estão investindo e os velhos amigos acompanharem o andamento do trabalho, queremos compartilhar um pouco do que foi realizado ao longo desses anos. Tributamos a Deus toda honra pelo que pode ser realizado e pela graça que nos concedeu. Nesses quase 06 anos no campo missionário podemos dizer como o o salmista:
“Grandes coisas fez o senhor por nós e por isso estamos alegres” . Salmos 126:3
Plantação de Igrejas no sertão – Participamos da plantação de 11 igrejas, sendo na Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Ceará, direta ou indiretamente, algumas indo até o local outras ajudando na infra-estrutura pré-projeto.
Radical sertão: Colaboramos com a implantação do Projeto Radical Sertão em 2007 e do treinamento de suas 04 turmas, sendo: 2007, 2009, 2011 e 2012 – 03 delas participando ativamente das atividades na zona rural.
Viagens Missionárias: Constantes realizamos viagens para o sertão ou cidades nordestinas para pregar, dar palestras para casais, dar assistência aos missionários no campo e para mobilizar igrejas para a obra missionária.
Divulgação de missões no sertão: Produção de três edições da Revista TODOS NÓS e participação conferências missionárias, inclusive em igrejas mantenedoras como na Primeira Batista de Campo Grande (2011) e no CEI – Centro Evangelístico Internacional do Rio de Janeiro (2012)
Formação de Novos Missionários: Na Escola de Missões onde estudamos no Curso de Preparo Missionário Transcultural (COM), temos ministrado a disciplina na área de Missão Integral - Desenvolvimento comunitário e elaboração de projetos sociais.
Administração e Construção: Nos últimos 4 anos estivemos a frente das obras de construção da sede, tempo em que foram levantados cerca de 600 metros lineares de muro, completado as obras internas, como cozinha, banheiros e salas de aula. Idealizamos e construímos a casa de oração,, como um típica casa sertaneja feita de taipa. Atualmente estamos em plena construção dos alojamentos de alunos.
Congressos e eventos: Participamos de eventos representando a Missão Juvep, como os Congressos Brasileiro de Missões, Congresso Fiel e Conferencias Missionárias do projeto Remando Contra a Maré, que é desenvolvido pela Juvep para despertar igrejas para visão missionária. Também contribuímos na realização do Congresso anual da Juvep ( 2010, 2011, 2012) e Encontros anuais da equipe Juvep, como o que acontecer no mês de setembro deste ano.
Igreja local: Junto a Igreja Evangélica Batista de João Pessoa e Primeira Igreja Batista de João Pessoa, participamos da implantação dos cursos da Universidade da Família (UDF) e treinamento de novas lideranças. Através dessas igrejas, os seminários Veredas Antigas, Aliança e Crown já chegaram à cerca de 1.000 pessoas em mais de 20 igrejas de João Pessoa e e região. No mês de agosto realizamos o treinamento de 15 novos casais de coordenadores.
Com tudo isso, compreendemos que em cinco anos fechamos um ciclo de trabalho onde podemos ver a mão de Deus em cada detalhe. Foi um tempo de grande aprendizado que enfrentamos com lutas e vitórias. Não foi fácil, passamos momentos de tribulação, desde os desafios de adaptação, dificuldades financeiras, lutas pessoas, problemas de saúde, mas em tudo, podemos dizer que “somos mais que vencedores por aquele que nos amou e se entregou por nós”.

AGRADECIMENTO

Sabemos que nada disso seria possível sem o apoio de vocês, nossos amigos, parceiros de oração, intercessores, mantenedores. Igrejas e pessoas que não desistem de nós, apesar da distancia e muitas vezes da falta de notícias.
Este relatório é uma prestação de contas para você, que faz parte desse ministério, lembrando que a obra missionária se faz com os pés de quem vai, os joelhos dos que oram as mãos dos que contribuem. Não é uma despedida, nem simplesmente um muito obrigado, mas o recomeço de novos desafios. Estamos elaborando um novo plano de trabalho para os próximos três anos (2013/2015), mas só conseguiremos realiza-los com a graça do Senhor Deus e se pudermos continuar contanto com seu apoio. Temos um grande desafio que é a recuperação no nosso sustento missionário e recursos para realizar aquilo que o Senhor tem colocado em nosso coração. Precisaremos de recursos para mais viagens ao sertão, como manutenção do carro e combustível e também materiais de trabalho e equipamentos, O planejamento está sendo repassado para a direção da Juvep e após analisado e aprovado enviaremos para vocês, para conhecimento, oração e apoio.
Agora nossa palavra é de gratidão, a Deus por tudo que tem nos proporcionado à novas igrejas que nos adotaram e a você pela confiança e o apoio que se prontificaram a depositar em nós e no trabalho missionário que estamos desenvolvend0o no nordeste brasileiro, junto a Missão Juvep. Queremos dizes que todo tipo de apoio é importante, porém a oração dos irmãos por nossas vidas é fundamental permanecermos firmes no propósito do Senhor. O complemento no sustento missionário é resposta de oração para o direcionamento de nossos próximos anos no campo.
Queremos dizer que estamos abertos para um diálogo, para qualquer tipo de informação, visitas em nossa casa em João pessoa, ou nos campos missionários no sertão. Seria uma honra receber os irmãos para mostrar um pouco do trabalho e partilhar da comunhão que Cristo nos proporciona. Inclusive temos duas boas oportunidades por ano que são os projetos missionários de férias que acontecem sempre em janeiro e julho, sempre no sertão.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Pedimos:
Pelo direcionamento de Deus para o planejamento do trabalho para os próximos anos;
Pela saúde do Ako que fez exames e está com taxas muito alteradas;
Pela fase de conclusão de curso universitário do nosso filho Gabriel – ele está preparando monografia e fazendo estágio, precisa da direção de Deus para os próximos anos;
Pela saúde e força dos missionários dos campos nordestinos – muitos estão enfrentando doenças;
Pela Missão Juvep e seus desafios de construção e novos parceiros para plantação de igrejas no sertão.

Agradecemos:

Pelo cuidado do Senhor por nossas vidas;
Pela resposta de Deus para nossos próximos anos de trabalho;
Pela alegria de servir ao Senhor;
Pela fidelidade do Senhor em tudo;
Pelos novos mantenedores;
Pelo apoio de cada intercessor e mantenedor;
Pela igreja plantada em Alencar;
Pelo Encontro Anual de Obreiros da Juvep que foi uma benção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, façam perguntas... entrem em contato conosco!