Viagem Missionária

Se prepare!
Em 2012 estaremos na Ásia!

Fotos da Viagem Missionária no Egito - Maio de 2011

Experiência na Viagem Missionária
 Para Espanha

Nossa irmã Rafaela Gizzi, nos conta sua experiência na Viagem Missionária para a Espanha, leiam e percebam o quanto faz a diferença nos envolvermos com Missões!

Experiência

Se eu tivesse a oportunidade de falar apenas uma coisa, depois da viagem missionária, eu diria: faça uma você também! Só isso.

Pra mim, todos os cristãos deveriam ter uma experiência missionária assim, na prática. Fazer uma viagem dessas é muito mais que se divertir com um grupo de pessoas, que conhecer lugares novos e diferentes, que se inserir em uma nova cultura, ter contato com pessoas distintas e tirar centenas de fotos legais. Fazer uma viagem missionária é conhecer de perto o trabalho realizado por um missionário de nossa igreja. É ver com os próprios olhos onde está sendo aplicada a sua Oferta Missionária de Fé. É conhecer as dificuldades que uma igreja cristã enfrenta em um país diferente do seu. É participar de um culto com irmãos diferentes, numa língua diferente, mas com o mesmo amor pelo mesmo Deus. É cantar, louvar, adorar e orar ao mesmo Deus, estando numa igreja diferente e a milhares de quilômetros da sua igreja de costume. É ver uma bíblia escrita com uma língua diferente, mas com o mesmo conteúdo, a mesma mensagem de amor de Jesus Cristo.

Fazer uma viagem missionária amplia a visão do cristão. Faz a gente quebrar barreiras, compreender o IDE, valorizar os missionários. Você desenvolve amor pelos missionários e pelos membros daquela igreja. Você começa a ler as cartas enviadas por aquela família missionária com outros olhos, começa a prestar mais atenção nas notícias relacionadas ao país em que estão, entende os trabalhos que foram e os que serão realizados, compreende as dificuldades e celebra junto as vitórias. Você sente, inclusive, a vontade de ficar lá e fazer parte daquela igreja, daquela família.

Antes, eu lia as cartas do Pr. Leno Franco da mesma forma que lia todas as outras cartas missionárias. Lia e achava legal, orava por eles, mas não pensava muito sobre as dificuldades que eles estavam enfrentando. Era uma realidade muito distante pra mim, não me atingia, não fazia questão de parar e pensar no trabalho deles. Apenas os admirava pelo fato de “serem corajosos” por largarem tudo no Brasil e atenderem o chamado de Deus. Eu lia sobre as filhas deles, mas não as conhecia pessoalmente, então elas eram como crianças comuns, que viviam uma realidade um pouco diferente.

Hoje, depois de cerca de 10 dias acompanhando de perto o trabalho missionário e fazendo parte do projeto na Espanha, eu posso compreender cada linha descrita na carta que eles enviam. Hoje eu sonho junto com aquela igreja e choro junto as dificuldades. Hoje eu entendo quando pedem para orar pelas filhas e pelos membros da igreja. Hoje eu conheço aquelas pessoas pelo nome, conheço de perto aquela realidade.

Cristão cômodo
Somos muito acostumados com nossa igreja, nossa zona de conforto. Chegamos a um ponto que celebramos cerca de 10 batismos por mês e achamos, simplesmente, legal. Às vezes nem ouvimos os testemunhos e batemos palmas mecanicamente após a pessoa passar pelas águas. E quando há muitos batismos em apenas um culto? Alguns começam a reclamar da demora... Puxa! Como isso deve magoar o coração de Deus! Quando presenciamos, com os próprios olhos, a dificuldade em trazer uma única pessoa para Cristo em outra nação, como a Espanha, por exemplo, passamos a valorizar de forma incrível cada pessoa que se batiza. Quando comentamos com espanhóis cristãos que “na nossa igreja no Brasil cerca de 10 pessoas se batizam por mês” e vemos o olhar de espanto deles, entendemos o quão é importante uma única vida. Para eles, um batismo por mês é festa! E nós, cristãos acomodados, precisamos disso, dessa paixão por vidas, dessa festa por cada um que aceita a Jesus.

Depois de viver a dificuldade de evangelização na Espanha, depois de participar de trabalhos evangelísticos nas ruas, de orar por aquela nação, de conhecer as dificuldades de aplicação do evangelho por conta da cultura, de entender as estratégias de evangelismo, de conhecer ministérios diferentes, de oferecer amor à quem eu não conhecia... Deus despertou em meu coração o amor por missões. Não que eu agora queira ser uma missionária também, mas no sentido de amar os nossos missionários, apoiá-los, dar mais Oferta Missionária de Fé, orar por cada um... Hoje eu entendo a necessidade de ir por todo o mundo e pregar o evangelho.

Oração
Vi que na Espanha o vício do cigarro é um desafio. Alguns cristãos, mesmo depois de confessarem publicamente a fé em Jesus há um tempo, continuam fumando. Fumar lá é uma questão cultural. Como nós aqui tomamos tereré, lá eles fumam. E eu creio que esse vício pode ser quebrado pelo poder do Espírito Santo. É um dos motivos de oração que eu trouxe de lá: orar para que Deus liberte os cristãos que ainda têm este vício. Eles também são muito fechados para o evangelho, muitos tratam os cristãos com chacotas e não se interessam por nada que tenha vínculo com igrejas evangélicas. Outros entre tantos motivos de oração!

Outros olhos
A igreja do Pr. Leno é pequena e aconchegante. As pessoas são tão amorosas que chegaram a se tornar uma família para mim. Aprendi grandes lições de vida com cada um que conheci lá! Voltei para o Brasil com outra visão de missões, com mais consciência e mais conhecimento do trabalho missionário. Voltei com muito mais amor pelos missionários e muito mais vontade de conhecer e poder ajudar projetos em cada canto do mundo. Voltei repetindo para mim mesma “que bom seria se todos os cristãos tivessem a oportunidade de ter uma experiência missionária transcultural como essa. A nossa igreja seria bem diferente! Daríamos muito mais valor a cada pequeno detalhe da obra de Deus”.
Quando a gente entende de verdade o que é ser missionário, passamos a olhar a vida e as pessoas com outros olhos.

Rafaela Gizzi
Jornalista - DRT 722/MS
Tel- (67) 9273-6936
Twitter- @rafagizzi

Diário de Viagem

Huelva – Espanha 18-05-11

Hoje, quarta-feira, foi nosso primeiro dia em Huelva!

Saimos de Campo Grande na segunda-feira (16) por volta das 13h. Chegamos em Sao Paulo umas 17h da tarde. Às 21h pegamos o aviao para Madri. Depois de umas 8h de viagem, chegamos em Madri. No horario local eram umas 11h. A cidade cheira a cigarro! É bem limpa… mas o cheiro de cigarro é muito forte, muitas pessoas fumam. É raro ver alguém sem cigarro na mao!

Do aeroporto de Madri, pegamos metro para a rodoviaria. Pedimos informaçao para varias pessoas e aquí cada um fala uma coisa, sao bastente frios e nao fazem questao de ajudar. Acabamos descendo numa estaçao bem longe da rodoviaria e fomos seguindo a pe, cada um puxando sua mala. Andamos quase que 1h e enfim uma pessoa nos mostrou a rodoviaria. Nao chegamos em tempo de pegar o onibus das 16h para Huelva, entao esperamos ate as 22h, horari do próximo onibus. Neste tempo em que estivemos na rodoviaria, saiamos em grupo para comer e conhecer a cidade ao redor de onde estavamos. 21h em ponto pegamos o onibus com destino a Huelva. Foram quase 7h de viagem e entao chegamos as 5h30 da manha em Huelva. Fomos divididos em grupos e cada um seguiu para a casa onde ficara instalado.

Nosso primeiro dia em Huelva começou entao por volta das 11h30, quando todos os 14 do grupo se encontraram na igreja para o café da manha. Fomos muito bem recebidos, com uma mesa farta! Me chamou atençao o costume deles no café: pega um dente de alho, esfrega em uma fatia de pao, tipo uma torrada, e cobre de azeite. Eles consomem muito azeite por la mañana aqui. O almoço saiu as 15h30, na igreja mesmo. Comemos macarronada deliciosa, acompanhada de gazpacho, que é um caldo salgado, bastante temperado, que se consome gelado. Tipo uma bebida mesmo. Segundo eles, o gazpacho estava suave, fiquei entao imaginando o forte!!!

Depois do almoço tivemos um tempo livre. Tem uma mesa de ping-pong na igreja e o pessoal daqui gosta muito de ficar jogando. Aquí tem poucos jovens… Tem a Cristina e o Samuel, irmaos, Luana, ministra de música e André. Depois deste tempo livre, fomos divididos em duplas e saímos por um bairro próximo à igreja para distribuir panfletos evangelisticos e um folder, convidando as pessoas para um evento que vai ter na igreja neste sábado. Receberemos um mexicano do grupo “En Espirito, en Verdad”. Este tempo em que saímos pelas ruas, tivemos boas experiencias. As duplas voltaram todas para a igreja contando as experiencias. As pessoas por aquí sao bastante frias, mas nao desistimos e nem recuamos. Continuaremos nesta quinta-feira (19) com apresentaçao das peças teatrais que ensaiamos ai no Brasil.

Hoje tivemos ainda um culto de oraçao que começou às 20h e o céu ainda estaba claro, uma coisa que achei bem curiosa aquí, além, claro, dos horários de café da manha e almoço. No culto de oraçao, além de nós, recebemos umas 5 pessoas, entre elas duas visitantes. Uma é do Brasil, a Joana, e outra de Portugal, a Mirra. Elas têm entre 20 e 21 anos e estao aquí estudando. Nao sao evagélicas e já foram à igreja anteriormente para jogar ping-pong, mas nunca participaram de um culto. Mirra é católica, disse que se surpreendeu com a igreja porque, pelo que via na TV, imaginava que evangélicos eram barulhentos e chatos. Mas disse que gostou muito e prometeu voltar mais vezes!

No culto de oraçao, começamos cantando 3 músicas. Aquí eles nao batem palmas depois das músicas. O Pr. Leno ministrou rápidamente, Pr. Djalma também falou um pouco e em seguida nos dividimos em grupinhos parar orarmos uns pelos outros. Foi um tempo muito gostoso!

Depois do culto comemos tortilla, uma torta de batatas. Muito bom! No geral, passamos o dia todo na igreja. As pessoas daqui que sao da igreja sao bastante receptivas, nos atenderam super bem, com carinho. O culto lembra muito o nosso, as oraçoes, as músicas… Só nao tem as palmas!

Aquí, a maioria das pessoas é bem de vida. Tem carro, casa, vida estável. Entao, a estratégia de evangelizaçao aquí é diferente. Nao tem nexo chegar na pessoa e dizer que Jesus pode mudar a vida e etc… Entao a principal estrategia é falar da vida depois da morte. Para onde vamos? Entao fala-se do céu e inferno e por aí segue a conversa. As pessoas aquí sao difíceis, nao é nada fácil uma aproximaçao e quase ninguém “dá moral” para Jesus Cristo. Por isso é importante orar pelas pessoas em Huelva, para que Deus toque no coraçao delas e que a igreja do Pr. Leno venha fazer a diferença aquí.

Antes de voltar para casa, para dormir, ainda passamos no salao que Deus está preparando para que seja o novo local da igreja, bem no centro de Huelva! Oramos na frente do salao e pedimos para Deus preparar tudo. Ore por isso também! É um lugar estratégico.. . vai ser muito bom, em todos os sentidos.

Nesta quinta-feira (19) vamos apresentar peças teatrais nas praças públicas. Ore por nós e pelas pessoas que Deus preparará para assistir! Grande abraço e até mais!!!!

Huelva – Espanha
Sexta-feira, 20/05/2011

¡Regalo Abrazo!
Esta sexta-feira amanheceu com sol, um grande presente de Deus para nós. Aproveitamos cada minuto deste dia sem chuva! Fomos de manha na feira, chamada aquí de rastro. É uma feira bem grande e tinham muitas pessoas por lá. Fomos munidos de cartazes escritos “regalo abrazo” e com os panfletos que convidavam as pessoas para um evento que vai acontecer neste sábado.

O “regalo abrazo” fez sucesso. No começo as pessoas estranhavam, recuavam… mas tinha muita gente que vinha com os braços abertos e com um abraço bem apertado. É uma sensaçao gostosa e muito diferente amar as pessoas assim, com abraços. Muitas pessoas nao correspondiam, outras ficavam receosas, mas muitas, muitas mesmo foram abraçadas e cremos que esta pequeña atitude fez diferença na vida de muita gente! Quando abraçavamos diziamos que a pessoa é especial. Pudemos ver o brilho nos olhos de muita gente… Foi uma experiencia inesquecivel! Um homem inclusive perguntou-nos se aquilo se trataba de uma campanha política, explicamos que nao, que estavamos apenas oferecendo amor a todas as pessoas, independente de idade, coro u credo, assim como Deus faz com a gente. Ele entendeu e afirmou que era uma atitude muito bonita. Em seguida perguntou se éramos evangélicas. Posso dizer que, como filos de Deus e imitadores de Cristo, fizemos diferença para aquelas pessoas.

Na parte da tarde seguimos para uma praça, a mesma que fomos na quinta-feira cantar e louvar a Deus públicamente. Mas hoje ela nao estaba tao cheia como no dia anterior. Mesmo assim apresentamos o tetatro algunas vezes e umas pessoas pararam para asistir. Oramos para que Deus possa tocar no coraçao de cada uma, pois a semente foi plantada!

Neste sábado tem Kids Games. Hoje colamos cartazes na porta dos prédios próximos da praça onde será a programaçao. Conversamos com alguns adultos, convidando-os a levarem as crianças para brincar. Nos receberam bem e aceitaram o convite.

Muita gente diz que as pessoas aquí sao bastante frias, mas basta oferecer um sorriso e um “buenos días” bem humorado que muitos correspondem! Precisamos disso para quebrar “o gelo”, é simples. Recebemos, claro, muitos olhares “feios”, muitos “naos” e fomos ignorados por muitas pessoas também, mas assim é o amor. Temos que dar amor porque amamos as pessoas como Deus nos ama e nao porque queremos algo em troca. O amor debe ser dado e nao trocado. Deus nos ama falhos ou corretos, pecadores ou arrependidos! Assim amamos as pessoas aquí: felices ou mal humoradas, sejam como forem!

HOJE 20 DE MAIO
Hoje tivemos pela manhã uma experiência muito interessante. Fomos a uma feira chamada RASTRO com muitos ciganos e muçulmanos. Lá levamos cartazes com o nome: ACEITA UM ABRAÇO? E as pessoas vinha para receber um abraço. Alguns diziam que precisam de um abraço, outros abraçavam, mas mantendo uma certa distância e outros até que gostariam, mas não chegavam perto. Também distribuímos folhetos e buscamos por fazer amizades e relacionamentos. Em todo o tempo oramos e pedimos a Deus oportunidade para conversar com as pessoas. Não tivemos resistência nenhuma, todos nos receberam muito bem. Mas a tradição católica é muito forte.
Outra coisa muito interessante é que vários irmãos da igreja, estavam conosco para aprender como fazer evangelismo dessa forma, quebrar a vergonha e estreitar nossos relacionamentos.

Te sido muito gratificante ver e perceber a abertura nos membros da igreja e a disposição para se envolver ainda mais.

Glórias a Deus por isso e muito obrigado por sua oração. Podemos sentir sua cobertura espiritual.

HOJE 21 DE MAIO
Tivemos pela manhã o trabalho com crianças através da ferramenta KIDS GAME. Foi muito legal! As crianças chegavam e iam se envolvendo em diferentes grupos com dinâmicas específicas, brincadeiras, aplicações e reflexões bíblicas bem específicas.
A tarde foi livre para descanso e se preparar para o trabalho da noite. A noite aconteceu a acampanha Vida e Esperança. Um trabalho com várias igrejas evangélicas.

A noite tivemos um culto muito gostoso mesmo. Foi a união das igrejas evangélica da cidade de Huelva. Devia ter aproximadamente mil pessoas presente. Um grupo do México fez o louvor e foi fantástico mesmo ouvir esse grupo. O pregador também do México chamado Alberto Mansino, que pregou em João 3:16 e fez 4 aplicações maravilhosas e muitos foram a frente entregando suas vidas a Jesus.