Carta da Família Petrelli - Maio 2012


Carta Família Petrelli - Maio 2012





Antananarivo - Madagascar, Maio de 2012.

“Agradeço ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vocês. Em minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês tem dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora” – Filipenses 1:3,4.

Amados irmãos, Estamos muito felizes, e assim como Paulo relata a respeito de sua alegria pelo apoio dos irmãos de Filipos ao seu ministério, nós também podemos afirmar que verdadeiramente temos sido grandemente encorajados pelo apoio de nossos fiéis parceiros.

Palavra de Gratidão

Louvamos a Deus por aqueles que tem investido, seja em orações e/ou financeiramente em nosso ministério. Obrigado pelos e-mails e telefonemas nos demonstrando cuidado. Somos agradecidos ao Senhor por cada um que tem acreditado em nosso trabalho e amado missões junto conosco. Desde que saímos do Brasil até os dias de hoje podemos ver a mão de Deus através da vida de vocês, nos animando, suportando e abençoando - nos nesta caminhada missionária. Obrigado Igreja de Jesus pois até aqui tem estado conosco: no período de África do Sul (especialmente quando tivemos que montar nossa casa lá e investir no estudo da língua), no apoio para irmos e voltarmos do Quênia, e agora em Madagascar onde temos passado por um novo período de adaptações, também onde tivemos que montar uma nova casa. E sabendo que a nossa vitória é também a sua, queremos compartilhar que estamos bem pertinho de comprar o carro que precisamos. Aleluia! Agradecemos a todos que cooperaram conosco neste desafio. E agora, precisamos de suas orações para que o dinheiro que já está disponível no Brasil possa chegar aqui em Madagascar. O que ocorre é que existe uma grande burocracia para que o valor que precisamos em mãos seja transferido para fora do Brasil. Achamos um carro do ano de 1999, 4x4, em boas condições e que vem atender nossas necessidades. O dono do veículo se comprometeu em esperar-nos por alguns dias para fecharmos o negócio. Já cremos que este é nosso, e já comemoramos a vitória! Independente do que aconteça, louvado seja o Senhor! 

Alguns dias vivendo literalmente como Malagasys 

Uma etapa de adaptação cultural e preparo exigido por nossa agência é a de doarmos alguns dias vivendo com uma família Malagasy no interior. Assim, no final do mês de Abril estivemos na zona rural de Antsirabe. Em um vilarejo com mais ou menos umas dez casas feitas de barro, no meio de uma imensa plantação de arroz, foi onde nossa família teve o privilégio de estar imersa na cultura Malagasy e aprender muito sobre o povo que o Senhor nos tem dado. As casas na maioria tem dois pisos, sendo o de baixo para os animais (vacas, galinhas, patos...) e o de cima para as pessoas. Pela manhã os animais são soltos para se alimentarem e no fim da tarde são recolhidos. As pessoas levam uma vida simples, não têm acesso a eletricidade e nem água encanada. Cozinham no chão, com um pouco de carvão ou madeira. Lavam suas roupas num riacho perto da comunidade, onde geralmente também tomam banho. Tivemos a oportunidade de trabalhar junto com os moradores do vilarejo nos afazeres diários que em sua maioria envolve as etapas de preparo do arroz. A família toda participa, desde as crianças mais pequenas. Uns colhem, outros levam os feixes, uns pilam, outros limpam e assim o arroz chega a mesa Malagasy. Além de ser um prato que alimenta três vezes ao dia, o arroz aqui é um legado cultural. Os filhos aprendem como trabalhar e passam a vida aguardando um pedaço de terra como herança para ter sua própria plantação. As pessoas são receptivas e calorosas. Todos procuram servir com o que tem de melhor. E embora não tenham muito, sempre compartilham o que tem com toda a comunidade. São pessoas trabalhadoras que lutam dia a dia pelo alimento. Pessoas com nada ou muito pouco estudo, não têm fácil acesso ao conhecimento da palavra de Deus em sua língua e demonstram desejar recebê-lo. Um campo aberto que necessita conhecer o amor e a graça de Deus. Para nossa família esta não foi uma experiência muito fácil, porém incrível e muito edificante. Um período onde pudemos aprender mais sobre costumes, valores e rituais Malagasy. Um tempo em que pudemos compreender melhor, respeitar e amar ainda mais o povo desta nação. Dias onde fizemos bons amigos, onde tivemos a oportunidade de desenvolver mais o aprendizado da língua e, de forma especial, o privilégio de compartilhar o amor de Jesus. 





Motivos de Oração 

*Amados, perseverem em oração por Madagascar: 
- Situação política instável, crise financeira crescente; 
- Pelos povos não alcançados do país; 
- Para que a Igreja Malagasy seja fortalecida e equipada para propagar o verdadeiro evangelho aos seus;

* Também continue a orar por nossa família: 
- Por continuidade de bons resultados no aprendizado da língua; 
- Por nossa saúde física e emocional; 
- Pelo processo de compra do nosso veículo. 

Na paz de Cristo, 

Pr. Rodrigo, Valeska, João Pedro e Asafe Petrelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, façam perguntas... entrem em contato conosco!